domingo, 13 de julho de 2008

Você sabia??

**?**A vaporização pode ocorrer de três maneiras: por evaporação, por ebulição e por calefação. Na evaporação a passagem de líquido para vapor é lenta, a qualquer temperatura. Na ebulição a passagem do líquido para vapor é rápida, a uma temperatura definida. A calefação é um tipo particular de vaporização que ocorre em razão de um forte e rápido aquecimento. Acontece, por exemplo, quando se jogam gotas de água sobre uma chapa quente. As gotas movimentam-se sobre a superfície, tomam a forma de glóbulos achatados e não a tocam, pois entre a chapa e as gotas forma-se uma camada de vapor. O chiado característico é produzido pela vapirização do líquido.
*
*
*
Resposta do comentário do Sirpiste.
Meu caro Sirpiste,
acontece que a cerveja não é formada apenas por água. Assim na cerveja temos a água como solvente e uma série de outras substâncias (solutos) dissolvidas formando uma mistura homogênea. A presença dessas partículas abaixam o ponto de fusão da água (0°C) tornando a solução mais resistente ao congelamento. O mesmo acontece com os ICEBERGS onde a fração de água doce está no estado sólido a salgada no estado líquido a mesma temperatura. Esse fenômeno é conhecido como abaixamento crioscópico e é abordado nos livros de Química em Propriedades Coligativas/Crioscopia. Como a concentração da mistura não é alta, a solução nesse estado de temperatura muito baixa fica instável. Quando pegamos a garrafa agitamos a solução e produzimos gradientes de temperatura no recipiente o que é suficiente para que as moléculas de água se unam por ligações de hidrogênio e a água passa para o estado sólido.

Um comentário:

Anônimo disse...

E aí Briga, muito bom o blog!

Gostaria de perguntar uma coisa:

Se o ponto de fusão da água é 0 °C, por que deixando água no congelador (principalmente cerveja), temperatura abaixo de 0°C, ela ainda continua líquida, e se você pega e balançar ela congela?

Falou!