sexta-feira, 11 de julho de 2008

A Química e o Meio Ambiente

1) Educação em Química e o Meio Ambiente

O papel de cada ciência que se coloca a serviço da sociedade é mostrar o saber acumulado, é problematizar este mesmo saber e propor soluções alternativas. A técnica deve estar a serviço da política numa sociedade democrática. Numa sociedade assim, todos decidem, não só o cientista, não só o político profissional, mas principalmente o cidadão comum. Daí a importância de uma formação adequada nos paradigmas científicos atuais e uma reflexão sobre questões ambientais à luz destes paradigmas.
A Química, junto com as demais disciplinas do ensino fundamental e médio, têm como responder os desafios de reestruturação de conteúdos e abordagens para formar o cidadão consciente e crítico com possibilidade de tomar decisões políticas sobre as questões técnicas dos tempos atuais.
Hoje a Química alargou tanto suas fronteiras que se tornou impossível delimitar seus campos de atuação e, em se tratando de ciências ambientais, esta interpenetração de saberes é extremamente útil.
A diversidade de especialidades dentro da própria Química e a escassez de dados impede que o professor de ensino médio tenha acesso às discussões atuais sobre o assunto. Deste modo é preciso criar com urgência materiais didáticos alternativos que possam refletir a partir da problemática local a questão ambiental a luz do conhecimento atual.
Existe, portanto, uma demanda fundamental que ainda deve ser atendida, a criação de materiais didáticos que apontam para uma responsabilidade ambiental sobre a geração de resíduos, sobre o impacto de produtos e processos químicos e também sobre a perspectiva Química de tratamento de danos ambientais.
A Química é uma ciência dinâmica e como tal vem atendendo as demandas da sociedade por mais tecnologia. Mas não há tecnologia ou ciência neutras, ambas podem estar a serviço do homem ou apenas do capital. As opções que se faz na Química entre técnicas, entre solventes, entre temas, etc. refletem a visão que se tem de mundo.
A “Química Verde” ainda não emplacou nos laboratórios mas dentro da comunidade Química tem crescido movimentos e práticas dirigido a produtos e processos que privilegiem atividades de baixo custo e de pequeno impacto ambiental.
A “Educação em Química e Meio Ambiente” é mais do que uma proposta de colorir a Química que se trabalha no ensino médio e fundamental com alguns conceitos fundamentais de Química Ambiental. É tornar efetivo o ensino de Química na compreensão dos problemas ambientais que cercam a comunidade local e o próprio globo. É preparar o cidadão para tomar decisões embasadas nas Ciências Químicas. É rever preconceitos e propor soluções efetivas ancoradas também nesta ciência.
Tanto os problemas ambientais como as soluções ou atenuações destes problemas são multidisciplinares. Cabe então procurar o papel da Química, no concerto com os outros saberes, na compreensão e na solução destes problemas.


Por José Machado Moita Neto

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