sexta-feira, 11 de julho de 2008

Teoria e prática

Pilhas e combustão
Transformações da energia

A energia transforma-se de uma modalidade em outra com muita rapidez e cada etapa dessa transformação ocorre com liberação de calor. Podemos observar esse fenômeno fazendo uma experiência com pilhas e palha de aço (do tipo usado para arear panelas).

Reagentes e aparelhagens
- um pedaço pequeno e seco de palha de aço
- duas pilhas pequenas
- dois pedaços de fios com as extremidades descascadas
- um prato de sobremesa e uma jarra com água

Procedimentos
Se possível utilize óculos de segurança durante a realização da experiência e sempre mantenha o rosto a uma distância segura do prato onde está a palha de aço.
Conecte uma das extremidades de cada fio nos pólos das pilhas, que devem ser unidas encostando-se o pólo positivo de uma ao pólo negativo da outra.
Coloque a palha de aço no prato de sobremesa e encoste as outras extremidades dos fios na palha de aço. Assim que ela entrar em combustão, retire os fios.

Não utilize uma palha de aço inteira. Se a combustão aumentar muito, use a água da jarra para apagar o fogo.
Nas pilhas ocorre a transformação de energia química em energia elétrica.
A energia elétrica entra em contato com a palha de aço e transforma-se em energia térmica. A energia térmica aquece as fibras de ferro e carbono (aço) a ponto de desencadear o processo de combustão.
Após o fornecimento inicial de energia elétrica, o que passa a manter a combustão é a energia química da palhinha de aço. Dessa forma, também observamos a energia química transformando-se em energia térmica.

Risco de incêndio
Tome bastante cuidado ao fazer esta experiência. Antes de começar, veri­fique se não há materiais inflamáveis por perto, pois, nesse caso, a presença da chama pode causar acidentes bem graves

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa

Unknown disse...

tudo que eu precisava para a minha feira de ciencias de hj!! Obrigado!